segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cuidado com produtos "Light"

Vamos deixar algo muito claro: o objetivo da indústria alimentícia NÃO é a sua saúde, o objetivo é VENDAS. Se as pessoas acreditarem que é necessário cortar a gordura da dieta, a indústria fará aquilo que o público quer. E, como um alimento do qual a saudável gordura natural foi extraída fica sem gosto, a indústria precisa ADICIONAR alguma coisa que lhe dê gosto e o faça ser consumido em grande quantidade. E que coisa será isso? AÇÚCAR é claro!

Como disse o Dr. Dráuzio Varella, a ideia de que se devesse cortar a gordura na dieta foi "uma das maiores confusões intelectuais sobre a saúde do homem do século XX."


Vamos analisar uma marca de "iogurte" que vi no supermercado.


A primeira coisa que você vê é que trata-se de produto LIGHT. Zero % de gordura! Ou seja, quem compra isso acredita na falácia das calorias, acredita que gordura faz mal, e pretende emagrecer.
Outro detalhe: embora esteja na seção dos "iogurtes", em nenhum lugar do rótulo você vê esta palavra. Veremos adiante que não se trata de comida de verdade, e sim de um produto industrial. Sua bisavó saberia o que é uma "bebida láctea"?

1) Este produto é comida de verdade?
O próprio fabricante se apressa em dizer que não:
Se você, como eu, tem mais de 40 anos, nem consegue ler direito esta parte do rótulo (eu ampliei muito a imagem acima)

Observe que isto NÃO É IOGURTE. Iogurte é comida de verdade. Mas, se você quiser comer iogurte de verdade, você terá de fazê-lo em casa.

A segunda frase é uma pérola: "Light como toda a bebida láctea desnatada". Como é que é?? Não importa quanto açúcar e quantas calorias a coisa tem, desde que seja desnatada (sem a "terrível gordura"). Isto é tão importante que vale a pena repetir - a indústria escreve light pelo mesmo motivo que coloca a foto de pessoas famosas, para vender - ISTO NÃO QUER DIZER SEM AÇÚCAR OU SEM CARBS!

Quer ver?

2) Este produto Light ajuda a perder peso?

Cada seta, abaixo, indica a presença de açúcar na fórmula:



  • Leite desnatado = água com açúcar (lactose=açúcar)
  • Soro de leite = água com muita lactose
  • Polvilho de mandioca = amido = açúcar
  • Amido modificado = açúcar
Percebem? Como você faz para pegar um alimento natural (o iogurte), remover a gordura, e fazer com que as pessoas consumam? Simples, adicione MUITO açúcar, aromatizantes e corantes. E depois escreva LIGHT no rótulo! Como sabemos, o açúcar vicia tanto quanto a cocaína, de modo que trata-se de estratégia infalível para alavancar vendas.



Vinte e oito, 28 gramas de açúcar - em cada copo de 200 ml deste produto alimentício. Quando você tomar 1 copo deste produto LIGHT, eis o que você estará consumindo:


Cada cubinho de açúcar tem em média 4g de açúcar - faça a conta!

Por fim, saiba que um morango tem apenas 1g de açúcar. Assim, vc quer emagrecer? MANTENHA A INSULINA BAIXA. Quer uma sobremesa de morango? Coma iogurte integral (COM gordura), feito em casa, misture com meia-dúzia de morangos, e pronto - comida de verdade!

E se alguém está se perguntando: "e quanto à lactose do leite integral?" Simples: os lactobacilos consomem todo este açúcar, transformando-o em ácido lático, que dá o gosto azedinho do iogurte, mas não é um açúcar, e não eleva a insulina.

Deixo o leitor com esta citação do grande cientista britânico John Yudkin: 

"O ser humano tornou-se cada vez mais hábil em separar desejo e necessidade, a tal ponto que a satisfação desenfreada do desejo tornou-se desastrosa para o indivíduo e para a espécie. As pessoas sempre desejaram alimentos doces porque gostavam dos mesmos. E, enquanto os únicos alimentos doces a que tinham acesso eram frutas, ao satisfazer seu desejo pelo sabor doce, as pessoas automaticamente satisfaziam a sua necessidade de vitamina C e outros tantos nutrientes. Porém, uma vez que o ser humano passou a fabricar a própria comida, especialmente após o desenvolvimento da tecnologia para o refino do açúcar e a manufatura dos alimentos, adquiriu a capacidade de separar a doçura e o conteúdo nutricional. O que as pessoas desejam desvinculou-se do que elas precisam."


******* 01/11/2012 ********

Algumas pessoas me perguntaram como fazer o iogurte natural. Pois bem, resolvi aprender, e é MUITO FÁCIL e barato.

Como tudo que eu tento fazer na cozinha, fui procurar no youtube:



É MUITO fácil. Usei 2 saquinhos (sim, saquinhos!) de leite integral (cada um custou 1,30) e 1 iogurte natural integral batavo (a coisa mais natural que achei no super). Preparei ontem às 23:30, e hoje ao meio-dia tinha 2 Kg de iogurte para sobremesa!

Abaixo, a foto da preparação:

E, abaixo, 12 horas após, o resultado final:
O gosto é ótimo, como só um produto natural e full fat pode ter.

Ingredientes: LEITE e lactobacilos. . Custo? R$ 2,60 para 2 quilos da coisa. Mal posso esperar para misturar com amoras:


Compare com os ingredientes do produto "light" industrializado:

Espero que isto ajude a consolidar o conceito de "comida de verdade".

151 comentários:

  1. Show!
    Sempre me preocupei em raciocinar sobre os rótulos afinal tento emagrecer há tempos. Olhava coisas desse tipo e imagina como as pessoas querem ser enganadas.
    Mais uma vez parabéns pelo enfoque esclarecedor, doutor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr.! Muito bom falar sobre o assunto, as pessoas não prestam atenção no que realmente é necessário. Nos passe receita do iogurte feito em casa.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, sei que é muito fácil, mas nunca fiz (não tenho o hábito de consumir); vou testar hoje à noite e postarei aqui.

      Excluir
  3. Muito bom você divulgar isto! Eu já sabia, mas fiquei sabendo uns 3-4 anos atrás por um médico antroposófico.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com a dieta low carb. Comecei a dieta a aproximadamente um mês, nas primeiras três semanas houve perda de peso, embora não tão significativa, entretanto, em razão dos "efeitos colaterais" estou propenso a abandonar a dieta. Todos os posts que tenho lido sobre o assunto nada falam sobre eventuais "efeitos colaterais", não sei se sou o único que estou sentindo os efeitos, mas eles existem e não são tão fáceis de lidar. É bem verdade, que a dieta diminui bastante a fome, porém, a restrição ao carboidrato (principalmente os grãos) é muito difícil, em especial, no café da manha e nos lanches intermediários do dia. As dores de cabeça são constantes e para mim que costumo praticar exercícios com frequencia, a perda de energia e disposição é evidente, não consigo fazer a mesma quantidade/tempo de atividade física quanto fazia antes de iniciar a dieta. Por fim, a constipação intestinal é outro problema recorrente que só é alividada com laxantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu já escrevi várias vezes sobre isso, mas sempre como resposta a perguntas - vou ter que fazer uma postagem.
      Eu acho complicado "tocar de ouvido", isto é, fazer uma dieta sem ler o livro. O Dr. Atkins, por exemplo, dá dicas detalhadas de como combater todos esses sintomas (a principal causa é falta de sal e falta de gordura na dieta - tipo tentar fazer low carb e low fat ao mesmo tempo). Faça o seguinte: todos os dias, consuma 2 tabletes de caldo de carne/galinha diluídos em água, como se fosse uma sopa. Em uma semana gostaria de saber notícias suas.

      E COMPRE o livro: http://www.estantevirtual.com.br/q/robert-c-atkins-a-nova-dieta-revolucionaria-do-dr-atkins

      Excluir
    2. Caldo de carne não tem glutamato monossódico?
      É uma solução temporária?

      Quanto à dúvida do anônimo, comigo foi o contrário. Acabaram-se as dores de cabeça (ao menos por enquanto)!
      Tenho consumido BASTANTE gordura: manteiga, nozes, queijo (que sei que não é paleo, mas é para não passar fome).
      E tenho bastante energia para correr. Sexta passada fiz 35Km.

      Fome ainda tenho um pouco, principalmente após ir almoçar num restaurante sem muitas opções low-carb.

      Constipação não tenho. Com tanta gordura, impossível!

      Iogurte natural já fiz em casa, mas dá trabalho. Tem uma marca que vende "Coalhada" que para mim é a mesma coisa que o natural, exceto talvez algum conservante adicionado.

      Excluir
    3. VC tem razão - é que eu não quis complicar a resposta para a leitora que já estava quase chutando o balde. Idealmente, seria caldo feito em casa (não sou bom de cozinha, mas há por aí receitas de caldo de frango feito COM frango).

      Excluir
    4. Já falei sobre isso em outros tópicos e creio que vale repetir.
      Gosto muito de pedalar e mudei meu estilo de alimentação com as dietas lowcarb há uns 3 ou 4 meses. De lá pra cá já se vão 9 kg´s.
      Pedalo muito, pedais de 100km são comuns pra mim, e no início da dieta, fase de indução, foi impossível. Tentei mas o corpo ainda não estava adaptado a consumir gordura rapidamente para fazer energia como deveria.
      Domingo passado fiz 110km e meu único aditivo foi água. Pareceu-me que é meu limite, depois disso bate fome.
      O que tiro de experiência própria é:
      -espere a indução (pelo visto a sua já foi, anônimo);
      -antes dos exercícios fortes faço uma refeição boa aproximadamente 1:30hs antes;
      -meia hora antes do treino tomo um whey lento com abacate e creme de leite;
      -ingiro gorduras boas;
      -suplemento com vitaminas, creatina, magnésio e potássio;
      -com abacate não há intestino que prenda;
      -sigo o livro DIETA TNT e ali indicam consumir até 40g de carbo antes e 40g de carbo depois dos treinos de 30 minutos de musculação indicados tb no livro;
      -tive alguma dor de cabeça e cãibras e a sopa de caldo Knor foi boa, agora uso o suplemento de magnésio e potássio que mandei manipular.

      Nos treinos leves não tem mistério, não uso nada de carbo, mas nos longos vale a pena esses cuidados, pelo menos pra mim. Nesses próximos dias vou fazer um treino de uns 150km e aí vou usar bananinhas a cada 40 minutos desde o início do pedal. Isso vai dar uns 100g de carbo em 5 horas. Não vou usar barrinhas e outros pq têm glúten. Dia 11/11/12 vou pra POA fazer uma prova chamada AUDAX que tem 200km nessa etapa. Depois vai pra 300, 400, 600 e 1200km. Acho que nos 400 vou chegar, o 600 é um desafio pra, quem sabe, daqui 1 ano.

      Essa é minha experiência nesse curto espaço de tempo do início da dieta até agora. Pode não servir pra mais ninguém mas pode ser um parâmetro pra vc dar início nas suas experiências.

      Excluir
    5. Caro Luciano,

      Obrigado por relatar sua experiência. Será útil!

      Dr. José Carlos, obrigado pelo vídeo do iogurte! Eu estava fazendo errado: fervia o leite e envolvia apenas numa toalha e não fermentava direito.

      Excluir
  5. Olha, vou comentar aqui porque eu sofri MUITO com a transição também. Faz muito pouco tempo que eu estou 100% paleo (talvez um mês?) e eu nem sei se estou totalmente "fat adapted", mas vou te dizer que a ÚNICA coisa que me manteve firme foi toda a base informativa, livros e blogs que eu tinha estudado. Eu demorei pelo menos um mês antes de embarcar de vez na dieta porque estava pesquisando cada mínimo detalhe possível... e foi isso que me fez seguir. A primeira semana foi a pior... eu também faço muita atividade física (do tipo Crossfit) e era impossível manter o mesmo nível. Eu nao tinha energia, só queria dormir e ainda estava em época de provas... (uma má ideia da minha parte de mudar a dieta quando você já está com stress).
    No fim das contas, porém, eu só posso te dizer uma coisa: ISSO PASSA. Se você está firme com a dieta, pode ter certeza de que passa. Cada pessoa é diferente obviamente e dependendo do seu nivel de ser resistente ou nao à insulina, pode demorar mais ou menos... conheço gente que em duas semanas já estava totalmente adaptada, enquanto outros tardaram como que 2, 3 meses!
    Outra coisa que funcionou para mim foi nao cortar tudo de uma vez. Pasta de amendoim por exemplo é minha perdiçao (e eu sei que não é paleo!) mas eu segui comendo assim mesmo, como também produtos derivados do leite (apesar de eu ter certa intolerância e tampouco ser paleo). Leva tempo até voce REconhecer seu corpo e saber o que você tolera ou não, quanto você deve comer etc. Essa semana, embarquei com os jejuns, algo que sempre me pareceu de outro mundo (nunca pude entender como as pessoas conseguiam sair de casa sem café da manhã!). Pelo site do Primal (http://www.marksdailyapple.com/), conseguir seguir a vida em jejum é uma das principais manifestações de que seu corpo está já utilizando gorduras como principal fonte de energia! Então, anon, siga firme aí e busque o máximo de informações que você possa sobre os efeitos da transição para que você não sinta que isso só aocntece com você e que tem alguma coisa errada com seu corpo (acredite ou não, eu cheguei a pensar isso).

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, meu noma é Carlos, tenho 37 anos e fui eu quem postou a dúvida acima como "anônimo", por não ter me "encaixado" em nenhuma das opções de perfil para comentário. Agradeço as respostas e comentários. O fato é que eu li o livro do Dr. Atkins após um amigo me passar uma versão digital e foi à partir dessa leitura que eu decidi iniciar a dieta. Creio que devo estar errando em alguma coisa, talvez nas gorduras, nas vitaminas que citaram ou em ambas. Assim como o Dr.José Carlos, eu também não sou bom de cozinha (sou bom de prato - rs) e só tenho acesso à gorduras nas "grandes" refeições (almoço/jantar), será que nos lanches intermediários devo incluir algo mais "gorduroso" ? Só mais uma díuvida, com relação às vitaminas, vocês acreditam que aqueles polivitamínicos (tipo Centrum) suprem essa carência ? Um abraço a todos e obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARLOS:

      1) Queijo é sempre um bom lanche, assim como coisas com nata (morango com nata, café com creme de leite, etc); com o tempo, a fome passa evc nem vai sentir necessidade de lanches;
      2) Se você comer bastante salada, não creio que precise de multivitamínicos;
      3) Acho interessante um suplemento de Magnésio. Óxido de magnésio 200mg pode ser encontrado nas farmácias, e pode ser usado 2x ao dia;
      4) SAL - a falta de sal é o que causa mais problemas na fase inicial. Caldo de galinha é uma forma, mas qualquer sopa/caldo salgado cumpre a mesma função. Vá por mim, coma sal!
      5) Não esqueça do abacate, um presente da natureza, consegue ter fibra, nutrientes e ao mesmo tempo consistir em 80% de gordura (monoinsaturada, a melhor de todas!).

      Excluir
  7. Dr.,
    fazer o iogurte assim fica low carb?
    E fazer com os bichinhos do iogurte? Kefir.
    É melhor? Ou é a mesma coisa?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este iogurte é com bichinos. Se não fosse os lactobacilos do iogurte natural, ficaria apenas leite morno no dia seguinte. Os lactobacilos consomem a lactose e produzem ácido lático, que não afeta a insulina. Portanto é bem low carb. Eu te confesso que não sei se os bacilos do iogurte são diferentes dos do Kefir. Mas desde que fermentem a lactose, isso basta para ficar low carb.

      Já fiz 4 vezes, sempre guardando um pouco para a vez seguinte - bichinhos bem resistentes, esses!

      Excluir
    2. Desculpa me intrometer na conversa de vocês, mas só pra dizer que o Quefir É o produto resultante da fermentação do leite pelos fermentos contidos no grão de quefir ou por adição de levedura de cerveja e fermentos láticos próprios. Bem , isso foi o que meu prof disse quando fiz a disciplina de Tecnologia de Leite e seus derivados.

      Excluir
  8. Dr. José Carlos, muito obrigado pela resposta, estou fazendo as correções indicadas.
    Att. Carlos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Dr. José Carlos.
    Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho que o senhor tem feito neste site! Informação é tudo e o senhor a tem compartilhado de uma forma admirável! Obrigada.
    Bem, incentivei a minha mãe a começar a mudar a sua alimentação para uma dieta low carb/ paleo, ela que sempre se interessou por melhorar cada vez mais a sua saúde após ler alguns artigos aqui no site resolveu aceitar a minha sugestão. Acontece que hoje, após 4 dias de "dieta" ela me falou que acredita que este tipo de alimentação não funcionou para ela pois está cheia de espinhas, seu intestino "parou" e está pesando 2 kg a mais! Já a alguns anos ela come bem pouca proteína e disse acreditar que seu corpo não suportou o aumento na quantidade. É possível que ela não tenha se "dado bem" com a dieta ou provavelmente tais sintomas são por causa do tempo de adaptação? Alguma orientação sua para o caso?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Emanuelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Emanuelly:

      É estranho. Dá a nítida impressão de que se trata de alguma intolerância alimentar. É possível que ela não tolere direito ovos ou laticínios, por exemplo, e ao aumentar drasticamente o consumo de queijo e ovos passe a apresentar retenção hídrica, espinhas, etc. Eu tentaria retirar estes dois grupos de alimentos (por que são os que mais comumente provocam intolerância) por 3 semanas, e depois reintroduziria um a um, para descobrir qual é o culpado. Todos mundo que não tem insuficiência renal crônica tolera bem até 2 ou 3g de proteínas por quilo de peso, de modo que não é a proteína o problema.
      Faça uma dieta de eliminação: 3 semanas sem laticínios, ovos, soja e glúten. Me diga o que aconteceu.

      Excluir
    2. Ok, vou orienta-la a fazer isto.
      Muito obrigada.

      Excluir
  10. Não querendo defender meu futuro emprego como Engenheiro de Alimentos, mas quando dizemos que um produto é LIGHT, queremos "dizer" que um ingrediente foi reduzido (geralmente a gordura, mas não necessário) e substituído por outro (geralmente açúcar). O problema é que consumidor não possui informações suficientes e nem o hábito de olhar atentamente os rótulos. Só se preocupam com a palavra "Light", "zero" e a quantidade de calorias por porção.
    Eu mesmo antes de começar a fazer Engenharia de Alimentos (atualmente estou no 7° Período) não estava nem aí. Mas no curso adquirimos o hábito de sempre estar atento à composição do alimento.
    É muito bom ver que as pessoas compartilham esse tipo de conhecimento que ao meu ver, todos deveriam ter. A indústria se beneficia da falta de informação do consumidor pra VENDER (lucro) e não vender SAÚDE!

    Parabéns pelo ótimo blog!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog.
    Meu nome é Sheila e estou a 3 semanas numa dieta low carb, controlando a quantidade em 20g de carb por dia. Já vi nos comentários que o iogurte fica low carb total, mas o fato de ter "leite" não tiraria a pessoa da cetose? Resumindo poderia usa-lo no período de indução?

    Aproveito para dizer que na segunda semana tive dor de cabeça e tontura, mas corrigi algumas coisas e estou bem adaptada, inclusive comendo sem ter o desespero por comida que eu tinha antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. No processo da fermentação, os lactobacilos consomem a lactose, que é o açúcar do leite. A fermentação, no caso do iogurte, não é completa (ao contrário do que ocorre nos queijos amarelos, nos quais praticamente não resta lactose), mas sobra muito pouco. Se vc parar de perder peso com iogurte natural, apenas remova-o da dieta. O segredo é a auto-experimentação.

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção, vou fazer hoje mesmo!

      Excluir
  12. Fiz a receita conforme o vídeo, porém juntou um soro na parte de cima e o leite não coalhou, ficou bem fino. O que terá acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu sou uma negação na cozinha, e para mim deu certo várias vezes. Penso em algumas possibilidades:
      1) Vc usou iogurte pasteurizado com os lactobacilos mortos. Eu usei Batavo integral natural - e nas outras vezes, usei o iogurte que eu mesmo fiz (sempre guardo um pouco no congelador);
      2) Você não deixou esfriar o suficiente (se for muito acima dos 45 graus o bacilos morrem). Pra mim, funcionou bem o teste do dedo - quente, mas que já seja possível deixar o dedo sem queimar;
      3) o recipiente deve ficar fechado e dentro de um lugar fechado como o forno ou o microondas ou um isopor, para que possa permanecer morno. Se vc deixar em local frio, não dá certo.
      Será que houve algum problemas desses?

      Excluir
    2. O meu primeiro, cometi o segundo erro. Tentei novamente deu certo e agora faço sempre. Muito obrigada :)

      Excluir
  13. Adorei esse post! Muito esclarecedor! Gostaria de perguntar o seguinte: venho fazendo uma restrição de carboidratos a 20g diários, com foco na perda de peso mesmo Fico receosa de fazer esse iogurte caseiro...será há como estimar a quantidade de carbs por 200 ml do iogurte? Queria muito experimentar, mas comi disse, tenho medo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... resulta que não é uma resposta fácil. Depende de variáveis como o tempo de fermentação, o tipo de bactéria, etc. Eu diria que os carbs se reduzem pela metade. Assim, se 200 ml de leite tem 16 g de lactose, 200 ml de iogurte teria aproximadamente 8g. Para quem quer ficar abaixo de 20g/24h, não é a melhor opção.

      Excluir
  14. Oi doutor! Vou fazer o iogurte amanhã mesmo. Você congela em potinhos ou dá tempo de consumir sem estragar em uma semana? Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, faço esse iogurte há muito tempo e sei que o que modifica o resultado é a temperatura na qual você mistura o iogurte ao leite, ou seja, a temperatura tem que ser em 45 graus nem acima nem abaixo pois o resultado não é o ideal. Se você não tem o termômetro culinário uma boa dica é mergulhar o dedo mínimo no leite. Se a temperatura estiver quente, mas suportável, pode misturar, se estiver morna, eu aconselho ferver o leite novamente e deixar esfriar até a temperatura correta.

    ResponderExcluir
  16. Bem menos do que o do leite. A fração do leite centrifugado de onde de extrai o creme de leite tem mais gordura e menos açúcar.


    2013/5/24 Disqus

    ResponderExcluir
  17. Penso que sim


    2013/5/24 Disqus

    ResponderExcluir
  18. Há uns 2 meses atrás aprendi a fazer iogurte em casa e desde então praticamente só consumo iogurte caseiro, mas como a maioria esmagadora das pessoas eu fazia tudo desnatado, pois achava que a gordura do leite me fazia mal.

    ResponderExcluir
  19. Dr. Souto, Boa Noite! estou à uma semana fazendo a dieta paleo, mas a balança nem se mexeu.tenho hipotireoidismo, meu TSH deu um pouco alto, a referência é 0,5 à 5,0 e o meu está 6,4.Não sei se tem que aumentar a dose da levotiroxina ou baixar. estou esperando uma resposta da minha médica. mas como só tenho consulta dia 12, gostaria de saber se o Sr saberia me informar. estou me alimentando de carnes fritas na banha, ovos com bacon, muito azeite e legumes no vapor.Tenho vontade de tomar leite, mas sei que não posso. Antes eu comia uma quantidade absurda de carboidratos e açúcar, doces todos os finais de semana. estou pesando 87.5Kg e estou 20kg acima do peso. Mas mesmo com minha tereoide controlada tenho dificuldade em emagrecer, mesmo fazendo dietas.
    Se puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  20. Seu hipotireoidismo não está bem controlado, mas sua medica irá ajustar a medicação (não se prescreve vida internet). Isso pode atrapalhar.

    Uma semana? Falamos em 90 dias, e você terá notícias bem diferentes. Em 08/06/2013 21:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  21. eu AMO yakut, se pudesse tomava 1L por dia! rsrs
    tentei fazer o yakut com iogurte desnatado e leite em pó, mas ficou grosso, errei o ponto em algum momento da receita. Vou tentar novamente.

    ResponderExcluir
  22. Não precisa de leite em pó, use apenas o leite integral. é igual a receita do iogurte comum, só que usa 2 garrafinhas de yakult.

    ResponderExcluir
  23. Andreza Barbosa Peixoto17 de junho de 2013 às 13:05

    Olá Patrícia e Dr Souto, o Leite em Pó tem mta diferença do UHT ou saquinho? Nutricionalmente!!!

    ResponderExcluir
  24. Puxa Andreza, como não uso não sei te responder. Li em alguns sites e parece que são iguais. O que eu faria? Olharia os rótulos!

    ResponderExcluir
  25. Não.
    Em 17/06/2013 13:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  26. Acabei de comprar um exemplar (:

    ResponderExcluir
  27. Thiago Candelaria Trusiewicz2 de agosto de 2013 às 18:17

    Achei senciaonal a matéria. Sou educador fisico a 6 anos, e estou graduando nutrição. Sabias palavras e total esclarecimento. Afinal uma coisa são os ingredientes e as modificações que a industria faz. Mas...isso dentro do nosso organismo vai se transformar em o que? Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  28. olá Patrícia, mas no yakult não tem açucar??? não tem problema???

    ResponderExcluir
  29. Tem sim Adriana, mas como os lactobacilos consomem a lactose (glicose + lactose, que é o açúcar do leite) o açúcar do Yakult deverá ser consumido também.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Dr.! Se eu fizer esta quantidade de iogurte mensurada na foto, posso comer a "panela toda" (eu adoro iogurte natural!)?

    ResponderExcluir
  31. São 2 kg naquela foto - é pra durar vários dias... Se vc gosta muito, não faça! Ou faça em recipientes individuais, e coma 1 por vez.
    Em 12/08/2013 20:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  32. Olá! Já que estão falando em iogurtes - dos quais sou fã - pergunto se já ouviram falar do Kefir. Kefir é uma colônia de mais de 30 tipos de microorganismos - lactobacilos e leveduras - que quando adicionados ao leite fermentam o mesmo e consomem a lactose.

    O resultado do kefir de leite é um tipo de iogurte probiótico, de sabor um pouco mais ácido que o iogurte comercial (quem tomou iogurte na década de 70/80 deve lembrar que era bem mais azedo que os atuais). A acidez vai depender de quantas horas se deixe os grãos fermentando o leite.
    Não e possível comprar os grãos de Kefir. Por filosofia quem os tem não vende, mas faz doações para os interessados. Não é trabalhoso, mas como os grãos são organismos vivos exige cuidados. Após 12 ou 24h de fermentação podem ser levados à geladeira. Para consumir é preciso separar os grãos do leite com uma peneira e então colocar novo leite naqueles grãos.
    Eu sou fã! Consumo como iogurte puro, saborizo com gelatina diet, faço "creamcheese", patês, cheese cakes (bem, estas terei que ver como fazer com ingredientes low-carb)...
    Se alguém se interessar tem grupos na internet com listas de doadores. Eu mesma consegui meus grãos num destes grupos.

    ResponderExcluir
  33. Olá, boa tarde! Aqui em casa tem um aparelho pra fazer iogurte e qualhada. A gente coloca o leite no recipiente, adiciona o iogurte e liga na tomada. Ele deve ficar ligado de um dia pro outro (por 8h acho). Aparentemente é um iogurte, minha dúvida é se é low carb".... Será q as bactérias "comem" a lactose como nesse processo mostrado no post??!! Alguem me ajuda?! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  34. É relativamente low carb. Sobra pouca glicose e sobra a galactose. Dá pra comer todos os dias, sem exagero.
    Em 24/08/2013 13:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  35. Dr. Souto muito obrigada pela rapidez na resposta!!!... Ai, mas já fiquei triste... a galactose é açucar do mesmo jeito correto?! - aprendi isso em outro post! :). Alias venho aprendendo MUITA coisa aqui desde o final de janeiro, e até agora lá se foram quase 10 kgs!!! Nunca tinha conseguido essa façanha antes em 33 anos de vida sem fazer um esforço imeeenso. É tão bom não sentir fome, não sentir aquela agonia desata pra comer!!!... é FANTÁSTICO!!!... Parabéns pelo excelente blog, pela clareza com q passa as informações!!! Acho q esse blog deveria ser referência de estudo pra médicos e nutricionistas!!! :)

    ResponderExcluir
  36. Obrigado :-) Mas veja, Daniela, é POUCO açúcar. Não vejo problema em comer iogurte feito em casa, desde que não seja, sei lá, 3 vezes ao dia.
    Em 24/08/2013 15:20, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  37. É?!... bom, vou experimentar um pouco então!!! rs... Acho q isso é receio de voltar ao vício do açucar!!! rs... Me livrei disso!!! Hoje tomo café sem açucar, suco de limão sem açucar, como - de vez em quando - chocolate 85% cacau... e agora to me habituando ao choco 100% cacau - confesso q esse ta bem mais dificil!!! rs... mas eu chego lá!!! Nesses últimos meses aprendi q tudo na alimentção é uma mera questão de hábito!!!... Obrigada mais uma vez Dr.!!! Bjusss

    ResponderExcluir
  38. Dr. Carlos, estou acompanhando seu blog há alguns dias e lido muita coisa interessante.
    Já há uns 2 meses e meio vejo seguindo o método Dukan (mas nao ao extremo) e iniciei mais por recomendaçao da minha gastro. Vinha apresentado muita indisposiçao gastrica como distençao abdominal (excesso de gases), refluxo e intercalava os dias entre diarreia ou constipaçao intestinal. Todos alimentos me causavam esses sintomas. Entao ela me disse que provavelmente eu teria Sindrome do intestino irritavel! Me proibiu de comer muita coisa, incluindo vegetais, frutas com alto indice glicemico, e principalmente amidos e glúten.
    Foi assim que iniciei a Dukan, ja conhecia o metodo mas nao seguia.
    Emagreci uns 8kg de la pra cá, sem passar fome. Mas, o peso estagnou, por isso comecei a buscar outros metodos, pq nao poder comer castanhas ou frutas numa dieta me faz questionar a segurança disso a longo prazo.
    Uma das minhas muitas duvidas é, na paleo posso utilizar leite de baixa lactose? Venho utilizando pois era o unico que nao me causava refluxo.
    E quanto as gorduras, ainda tenho que mudar meus conceitos para me sentir segura em consumi-las em excesso. Posso utilizar as fontes do tipo castanhas, abacate e peixes? Gordura animal em excesso ainda me apavora!! Rss

    ResponderExcluir
  39. Aprendi a fazer cream cheese (aqui o preço é abusivo) fazendo esse iogurte e deixando coar sobr eum papel toalha por 24 horas. Aí o iogurte perde o soro. Esse soro é basicamente as proteínas? Não fica com muito carboidrato não? (afinal, sempre sobra um pouco de lactose...)

    ResponderExcluir
  40. Não, a maioria do que fica é gordura e proteína, o soro tem água e galactose e um pouco de lactose que sobrou da fermentação incompleta.


    2013/9/16 Disqus

    ResponderExcluir
  41. Uau. Até no site emagrecer de vez falaram q o soro era basicamente whey protein e q ñ devia jogá-lo fora... eu vou é mandar isso longe e me deliciar com gordura e proteína.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Tem whey no soro.
    Mas tem caseína no branco
    Ambos são proteínas
    Mas como o açúcar (pouco que sobra) é hidrossolúvel, sai na água.


    2013/9/16 Disqus

    ResponderExcluir
  43. Obrigada! Procurei muito isso na internet e não achei resposta. E pensando bem, whey tem carboidratos tbm né? Até mais doq os rótulos indicam... (ñ sei ao certo pq sou bem contra o consumo, q acho meio estúpido.)

    ResponderExcluir
  44. Doutor, não sei se o senhor consome gelatina zero, mas é um ótimo pedido para quando vamos receber visitas e precisamos de uma sobremesa rápida, fácil e gostosa (e q podemos comer. afinal, com visitas, comer fica melhor ainda). Eu fiz a gelatina e no final, no lugar dos 250 mL de água, coloquei uns 300 mL ou mais de iogurte natural q eu fiz... Misturei a mão msm e levei para a geladeira. Ficou uma delicia. Vale a pena testar. Espero q goste e depois me diga.

    ResponderExcluir
  45. essa receita http://www.youtube.com/watch?v=WYMxVkn15TU de yakult tbm transforma a lactose? (lógico, trocando o açúcar mascavo por adoçante...)
    E tem 13g de carbo por potinho (açúcar açúcar açúcar....)

    ResponderExcluir
  46. Se eu usar iogurte integral sabor nata dar certo? Em algumas receitas eu vejo que se usa 1 pote de iogurte para 2 litros, outras já usam a mesma quantidade para 1 litro. Qual a ideal?

    ResponderExcluir
  47. Sei q um mooonte de gente já perguntou, mas tbm quero saber, pq a maioria pergunta sobre o kefir de leite. O kefir de água tbm transforma a glicose do açúcar mascavo? E ambos são low carb e ñ tiram da cetose ou podem elevar a insulina se consumidos sozinhos?

    ResponderExcluir
  48. Yorkshire Concurseira2 de novembro de 2013 às 15:57

    posso tomar dois copos de 200ml de iogurte caseiro por dia?

    ResponderExcluir
  49. Em princípio, sim.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/11/2013 15:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  50. Olá! Gostaria de compartilhar minha surpresa ao me deparar com os potinhos de iogurte que tenho encontrado no mercado, todos eles com uma média de 10g de carboidratos. Isso é low carb? O iogurte caseiro concentra essa mesma taxa? Afinal, se assim for, comparando a um copo de leite, não há muita diferença.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  51. Se for natural integral, há sim diferença com relação ao leite. Eles contabilizam os carboidratos que entram na receita, mas não contabilizam o que ocorre com eles após a fermentação. Dos 10 g que entram, na forma de lactose, sobra pouco, na forma de galactose livre (a maior parte da glicose é fermentada em ácido lático). Se os ingredientes forem apenas leite integral e fermento lácteo, pode ficar tanquila.


    2013/11/12 Disqus

    ResponderExcluir
  52. Dr Souto, adoro leite, simplesmente adoro. gostaria de saber se posso consumir leite de baixa lactose?

    ResponderExcluir
  53. Olá Danubia,

    Comentário sobre o leite sem lactose:
    "O leite, seja ele integral, desnatado ou sem lactose, tem açúcar do leite que é a lactose. A lactose é formada por 1 molécula de glicose, e outra de galactose, que são 2 açúcares simples. No leite que é chamado de 'sem lactose' os fabricantes usam uma enzima para transforma a lactose em glicose e galactose. Se você toma um copo de leite sem lactose está consumindo 10 gramas de açúcar, só que 5 gramas serão galactose e 5 gramas serão glicose. Se vc tomar um copo de leite integral você estará tomando 10 gramas de lactose (que é a açúcar do leite). Se você
    tomar um copo de leite desnatado você estará tomando 10 gramas de lactose do mesmo jeito porque neste leite foi retirada a gordura (que é a melhor parte). Se o leite não está lhe fazendo bem, melhor retirar. E ele pode sim causar má digestão, azia, etc. Já a gordura do leite (nata, manteiga) e os laticínios fermentados (iogurtes, queijos) são recomendados."

    ResponderExcluir
  54. Antonio Themoteo Varela17 de novembro de 2013 às 09:53

    Patricia, mas acho que o açúcar do Yakult é sacarose...bem pelo menos como fazemos com 1L de leite, pelo menos os 26g de sacarose( 2 potinhos ) são diluídos para 4g por 200ml de yakult caseiro .

    ResponderExcluir
  55. Vc está certo Antonio, já me confundi outra vez! Mas as leveduras consomem o açúcar do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  56. Sim Antonio, mas será que a sacarose tbm não é consumida no processo de fermentação?

    ResponderExcluir
  57. Antonio Themoteo Varela17 de novembro de 2013 às 18:21

    Bem, o yakult é bem docinho...

    ResponderExcluir
  58. Eles acrescentam o açúcar APÓS a fermentação

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/11/2013 17:22, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  59. Antonio Themoteo Varela17 de novembro de 2013 às 23:14

    Então Dr. Souto, a dúvida é exatamente essa...esse açúcar não sai quando colocamos o yakult para fermentar o leite, não é mesmo? Mas acredito que o fato de diluirmos o açúcar de um potinho em 1 litro de leite diminua o impacto.

    ResponderExcluir
  60. Sai sim. Ele é fermentado. Sobra muito pouco.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/11/2013 22:15, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  61. Antonio Themoteo Varela18 de novembro de 2013 às 11:56

    Ah..como o açúcar é adicionado em temperatura ambiente não favorece uma nova fermentação ? Então se eu aquecer um potinho de "yakult" de prateleira a 45 graus, os lactobacilos vão fermentar esse açúcar? Depois vou poder fazer de novo o processo com esse mesmo yakult em um litro de leite? O que o Sr. Acha?

    ResponderExcluir
  62. Claro.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/11/2013 10:56, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  63. Antonio Themoteo Varela19 de novembro de 2013 às 01:18

    Ok..estou preocupado com isso pq tava com nível de cetose se 2.0 mmol/L e só provei de um yakult que tava fazendo e ela caiu para 0.2 mmol/L.

    ResponderExcluir
  64. Quantidade pequena de açúcar (no que você fermentar em casa, não no do super que tem horrores de açúcar acrescentado APÓS a fermentação). Não atrapalha para perder peso ou para a saúde, mas pode ser muito para quem quer se manter em cetose.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/11/2013 00:18, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  65. Antonio Themoteo Varela19 de novembro de 2013 às 06:40

    Certo, muito obrigado Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  66. Antonio Themoteo Varela19 de novembro de 2013 às 06:41

    Ah, e obrigado também Patrícia.

    ResponderExcluir
  67. esse aparelho para medir a cetose é o mesmo que mede a glicose? minha filha é diabética e tem um aparelho desses de medir a glicose, posso usar esse? a fita é diferente? como saber se estou medindo a glicose ou cetose.

    ResponderExcluir
  68. Das marcas vendidas no Brasil, que eu saiba apenas o medidor da Abbott (Optium) tem fitas para cetonas séricas.


    2013/12/9 Disqus

    ResponderExcluir
  69. Tania,


    Tudo bem?



    Eu vi seu comentário agora. Ainda está consumindo o Iogurte de Kefir? Notou ajuda em flora intestinal?

    ResponderExcluir
  70. Oi Maurício,
    Sim. Acredito que o primeiro benefício é mesmo no bom funcionamento do intestino. De quebra o Kefir tem sabor muito bom e ajuda na imunidade.

    ResponderExcluir
  71. hum essa dica do yakult é dez então posso ingerir fazendo Atkns .. pra vr se melhora o lado intestino.

    ResponderExcluir
  72. Puxa, Tania. Fiquei muito interessada. Eu ouço muito falar de kefir nos sites gringos, mas não sabia que tinhamos aqui no Brasil! Você poderia me informar esse site? Obrigada!

    ResponderExcluir
  73. Bia segue o link do grupo no Facebook com endereços de doadores, receitas, etc.


    https://www.facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico?fref=ts

    ResponderExcluir
  74. Rita de Cássia Martins14 de fevereiro de 2014 às 07:55

    Tania, bom dia!
    Estava lendo sobre o kefir, mas não sei como consegui-los. Como funciona a doação?

    ResponderExcluir
  75. Segue o link do grupo de Kefir no Facebook
    https://www.facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico?fref=ts

    ResponderExcluir
  76. Rita de Cássia Martins18 de fevereiro de 2014 às 09:07

    Obrigada pela dica. Já recebi os contatos de doadores e estou aguardando a resposta.

    ResponderExcluir
  77. Dr, no iogurte natural integral da Batavo tem leite integral e/ou leite reconstituído integral, leite em pó desnatado e fermentos lácteos.
    Então ele não possui redução do IG pela fermentação?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  78. Muitas vezes o iogurte industrializado é fermentado por apenas quatro horas. Se você fizer seu próprio iogurte, pode fermentá-lo por 24 até 36 horas, o que deixa a quantidade residual de lactose mínima.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 10/03/2014 10:16, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  79. Entendi, Dr. Muito obrigada pela rápida resposta

    ResponderExcluir
  80. Patricia, sobre o yakult, funciona se fazer na iogurteira?
    Eu tenho iogurteira em casa, faço 1 litro de leite e 1 copo de iogurte natural, deixo descansando por 12h mais ou menos na maquina, rende 6 potinhos, será que o processo do yakult é igual?

    ResponderExcluir
  81. Tatiana, eu não sei! Tem um pessoal no grupo do face que diz ter feito com iogurteira de litro, não de potinhos. Mas tente e conte pra gente! E recomendo não usar yakult e sim Actimel. Vários relatos do yakult não dar certo...

    ResponderExcluir
  82. eu quero testar sim, mas é que eu comprei um galão de oleo de coco e coloquei nos potinhos de iogurte pq eu nao tava usando, agora tenho que esperar acabar o oleo de coco ehheeheh :)
    obrigada por responder!!! vcs estavam demais no podcast do emagrecer de vez

    ResponderExcluir
  83. Olá Dr Souto, acompanho assiduamente o seu blog e muito tem me ajudado. Fiquei com uma dúvida, comecei ontem com a fécula de batata e só hj vi a receita do actmel, gostaria de saber se pode tomar os dois ( 4 cs de fécula de batata no iogurte natural + actimel caseiro). Se sim, quais os horários ideiais para quem quer emagrecer. Ah propósito, estou fazendo a lchf e ainda não consegui emagrecer, acredito que a fécula de batata irá me ajudar nesta caminhada. Muito obrigada por partilhar preciosos conhecimentos. Gratidão!!!!!

    ResponderExcluir
  84. Olá Sandra,


    não tem um 'horário ideal'. Eu divido a dose em 2 e tomo de manhã e a noite, percebi que funciona melhor assim pra mim. Mas isso é só testando.

    ResponderExcluir
  85. Patrícia,
    Entendi, mas posso usar a fécula com iogurte e também o actimel caseiro? Ou reveso?

    ResponderExcluir
  86. Kefir é recomendado para confecção do iogurte?
    Obrigado, João Martins.

    ResponderExcluir
  87. Dr Carlos, fiquei com uma dúvida. Se a lactose possui ig alto, como os queijos low carb, o cottage por exemplo, não possuem carboidratos segundo seus rótulos? Pq é fato que eles possuem lactose, certo?

    ResponderExcluir
  88. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/11/e-zero-mesmo.html

    1) Na tabela de Informações Nutricionais, qualquer coisa que pese menos do que 0,5g pode, por lei, ser considerada como ZERO
    2) As informações nutricionais referem-se a UMA PORÇÃO, e não à totalidade da embalagem
    3) O determina o que é uma porção.

    Vamos a um exemplo. Toda a margarina (essa abominação) contém - é o produto natural da hidrogenação parcial dos óleos vegetais (o FDA está finalmente considerando bani-las nos EUA). Então, como é possível que haja margarinas no mercado anunciando conter ZERO de gordura trans?? É MUITO fácil!!

    Digamos que 100g de margarina contenham 4,9g de gordura trans. Simples! Basta eudefinir que uma PORÇÃO de margarina são DEZ gramas.

    Se 100g contém 4,9g de gordura trans, 10g contém 0,49g de gordura trans. (afinal, é menos de 0,5g). Não é lindo?

    Dito isso, eu nunca disse que tem ALTO índice glicêmico. Eles têm MAIS carbs e gosto pior do que queijos amarelos e gordos (queijo de verdade).
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/03/2014 20:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  89. Eh uma das maneiras de fazer, e pelo que sei eh bem bom Kefir. Tem varias especies de bacterias probioticas, mais do que na maioria dos suplementos vendidos como tal!

    ResponderExcluir
  90. Entendi Dr. Mas acho que me expressei mal. O que eu quis perguntar é se esses queijos que se rotulam mais saudáveis e low carb, como o cottage, possuem lactose e, consequetemente, alto ig. Depois que eu descobri aqui no seu blog que a lactose possui alto ig, estou tentado elimina-la. Muito obrigada por toda a ajuda, Dr!

    ResponderExcluir
  91. Marina, eu expliquei isso na resposta. Queijo cottage não se intitula low carb, se intitula low fat e Light. Ele tem mais lactose do que um queijo amarelo, o que o torna uma opção pior quem faz low carb. O motivo pelo qual essa lactose aparece como zero no rótulo está explicado na resposta.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/03/2014 00:56, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  92. Hhahhaah é verdade. Ai Dr Carlos desculpa.. Acho que era o sono.. Muitíssimo obrigada pela sua paciência. Tudo isso é muito novo pra mim e seu o blog tem sido essencial ao meu aprendizado e à minha dieta. Bom, nesse caso então o cottage também será cortado da minha lista! Rs
    Muito obrigada mais uma vez por toda solicitude e disposição em nos ajudar

    ResponderExcluir
  93. Eu tomava ha 15 anos atras, mas queria ter a certeza se realmente é benéfico a dieta paleo, o sabor fica ótimo.

    Obrigado, João.

    ResponderExcluir
  94. Legal! Pretendo pegar com alguém, ainda não tenho uma colonia própria heheh.

    ResponderExcluir
  95. Nossa, fiz o iogurte caseiro (#xonei), muito melhor que o pronto do mercado.

    ResponderExcluir
  96. Oi Patrícia! Finalmente encontrei a receita do actimel que vc mencionou no vídeo do Rodrigo Polesso. Só uma dúvida, qual a quantidade diária para consumo recomendada?

    ResponderExcluir
  97. Eulelia, eu tomo 200 ml por dia. Mas isso eu testei e vi que é bom pra mim! Acho que é suficiente, certo?

    ResponderExcluir
  98. Estou ansiosa para fazer. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde Drº souto!
    Estou tomando 200ml de kefir diariamente há + ou - 15 dias, mas noto que estou muito inchada. Tenho ideia de ter lido por aqui que quanto mais tempo os grãos estiverem no leite mais a lactose desapareçe. Tenho deixado os meus durante 12 horas se calhar devia deixar mais tempo, o que acha?
    Drº o abacate pode-se comer todos os dias sem perigo de fazer engordar.
    Obrigado e bem haja para si e todos os seus colaboradores.

    ResponderExcluir
  100. Olá Isabel,


    sobre o kefir não sei, mas o abacate pode comer todos os dias!

    ResponderExcluir
  101. Alguém pode me indicar um site que venda fitas de cetose?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  102. Olá Dr. Souto
    Eu tenho optado pelo iogurte natural da Nestlé porque a lista de ingredientes é menor. Mas porque será que na tabela nutricional, o desnatado tem menor quantidade de carboidratos do que o integral da mesma marca?

    ResponderExcluir
  103. Patrícia Wagner Paz5 de maio de 2014 às 16:39

    Gostei dessa receita. Moro no Sul e gostaria de saber o fornecedor dos lactobacilos para eu comprar e fazer em casa de forma mais saudável e econômica também?!

    ResponderExcluir
  104. Olá Patrícia,


    use actimel na proporção de 1 potinho pra 1 litro de leite e siga a receita.

    ResponderExcluir
  105. Fernanda Wandembruck5 de maio de 2014 às 19:42

    Dr. Souto, segue a dica de fazer yogurte grego. Basicamente é'a remoção do soro. http://blogdamimis.com.br/2014/04/08/iogurte-grego/



    O que o senhor acha de não consumi-lo? Achava até então que era bom pois a indústria produz o whey a partir do soro, mas li que é lactose com agua. Consumir ou não?

    ResponderExcluir
  106. Sim, o whey está ali. A maior parte da lactose foi fermentada.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 05/05/2014 19:42, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  107. Amelia Schwarzeluhr6 de maio de 2014 às 11:57

    Estou tomando whey zero carbo, pode né?

    ResponderExcluir
  108. Pode

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 06/05/2014 11:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  109. Luiz de Gonzaga Monteiro14 de maio de 2014 às 12:42

    Patricia como fazer creme de leite? Moro em Recife-PE e não sei onde comprar creme de de leite orgânico. Posso tomar o de caixinha mesmo? Fico meio reticente pois deve haver muita química, não é natural.

    ResponderExcluir
  110. Luiz, pode ser o creme de leite pasteurizado. Se não achar orgânico, tudo bem. O de lata Nestlê é o melhor.

    ResponderExcluir
  111. Luiz de Gonzaga Monteiro14 de maio de 2014 às 18:30

    Obrigado Patrícia, creme de leite da nestle em lata,


    Em 14 de maio de 2014 16:24, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  112. Patricia Ayres, bom dia. Fiz o Actimel (com leite de vaca mesmo, roça) e ficou muito bom. Depois fiz o iogurte Greco, retirando o soro do leite (em respouso na geladeira por 10 a 12 horas). Sensacional. Muito cremoso. Minha dúvida é: como retirei o soro do leite, retirei as bacterias boa ou os lactobacilio vivo tbm?

    ResponderExcluir
  113. Não

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 25/05/2014 09:53, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  114. Água na boca ao imaginar essa delícia GORDUROSA com amoras ou até mesmo com morangos!
    Nem pão francês chega a ter 28 gramas de carboidratos por unidade!

    ResponderExcluir
  115. Aproveite o soro para fermentar uns vegetais!

    ResponderExcluir
  116. Fiz Actimel caseiro e ficou SENSACIONAL!! Tentei a mesma façanha com o Yakult e fiquei indignada... para minha suprpresa o leite não fermentou. Insisti deixando mais algumas horas... e NADA aconteceu. Nunca faço com leite UHT, faço sempre com leite tipo A, tipo esses de saquinho, controlo a temperatura e esterilizo todos os utesílios para evitar contaminação. Detalhe que muita gente reclama que Yakult não dá certo. Alguns reclamam que o leite talhou... até aí tudo bem, pois significa que houve contaminação. Mas não fermentar... no meu entendimento significa que os lactobacilos estão MORTOS e não vivos como pregam. Tenho desconfiança que algum problema de produção ou armazenamento pode compromenter alguns lotes... ou seja, sobra só um leite industrializado, cheio de açúcar e nada de Lactobacilos. Decepção total!! Mas sou brasileira e não desisto nunca.. rsrs.. vou comprar em outro mercado e outro lote e tentar novamente.. se não der certo desisto do Yakult de vez.. =D

    ResponderExcluir
  117. Patricia, não tente! Não funciona mesmo... já tentei várias vezes, outras pessoas tbm. Vai jogar dinheiro fora!

    ResponderExcluir
  118. Pois bem, tentei de novo..rsrs... (sou turrona mesmo) rs.. fiz novamente porém usando agora o Yakult 40, aquele de tampinha verde, mais caro, e que segundo o fabricante tem mais Lactobacilos (40 bilhões)... pensei comigo.. se tem mais lactobacilos pode ser que funcione... Aqueci o leite até a temperatura ideal e adicionei 2 frascos de Yakult 40 e o leite talhou já nos primeiros minutos. Ficou muito feio.. fiquei decepcionada.. achei que o leite tinha azedado e tinha jogado dinheiro fora.. MAS.... mesmo assim deixei a garrafa fermentando fechadinho dentro do forno (desligado). No dia seguinte o soro estava separado do leite talhado .. uma cena medonha..rs.. mas quando abri a tampa.. hummm.. cheirinho de Yakult ... Coloquei no liquidificador e bati em velocidade máxima e adicionei adoçante líquido. O leite ficou homogêneo.. e muito bom. Depois fiquei pensando... o que estou fazendo diferente dos outros que fazem a receita e dizem que dá certo?..LEITE INTEGRAL... as receitas normalmente usam leite desnatado, MAS como sou da "turma LCHF" só uso leite integral.. Aí lembrei de quando a gente faz Stogonoff... quanto mais gorduroso o creme de leite maior o risco de talhar... como a bactéria não fermenta gordura acontece essa reação e ocorre esta separação e o leite fica talhado. Quando acabar esse lote vou fazer experiência com leite desnatado (infelizmente) e depois conto o que aconteceu. Bjão!!

    ResponderExcluir
  119. Teve um membro do grupo do face que ligou pra Yakult e eles falaram que ele 'não foi feito' pra fazer iogurte em casa, que não vai funcionar...
    Seu raciocínio sobre o 'talho' está equivocado! é justamente a gordura que não deixa talhar. O creme de leite fresco tem mais gordura do que qualquer outro de lata ou caixinha e NÃO talha! É o mais indicado pra receitas, inclusive. Se bater demais até vira manteiga!

    ResponderExcluir
  120. Updating.... fiz outro mas agora seguindo exatamente a receita do Brógui (porém sem a parte do açúcar mascavo, é claro rs), com leite desnatado (UHT)... e deu certo... ficou ótimo e não talhou. Depois vou tentar mais uma receita com leite integral porém desta vez com o UHT, pra ver se também dá certo e conto como ficou. Bjs.

    ResponderExcluir
  121. MARCOS DE SOUZA DA SILVA FILHO22 de julho de 2014 às 16:55

    Basta provar simultaneamente um leite integral e um leite sem lactose. Você verá que não há diferença na 'doçura'. Leite sem lactose não é leite sem açúcar!

    ResponderExcluir
  122. Se for aquela iogurteira que liga na tomada e fica morninho, sim, é só fazer o mesmo processo. O yakult não fica com o mesmo sabor do industrializado - que é ralinho e lotado de açucar. Ele fica com textura de iogurte e gosto de yakult.

    ResponderExcluir
  123. Dr. Carlos, gostei muito do blog, parabéns! Sou paleo/lchf mais "direitinho" há mais de um mês, faço crossfit, e sempre tive duvidas sobre o poder ou não poder consumir lactose. Muitos lugares fora eu nunca vejo ninguém consumindo queijo nem leite, mas no Brasil, a maioria dos blogs q sigo sempre tem receitas com lacticínios. Qual sua opinião? Obrigada!

    ResponderExcluir
  124. Pegando o bonde dos laticínios... vi que para portadoras de SOP é aconselhável a retirada, mesmo dos fermentados (para minha tristeza!). Estou sem metformina há meses, com 12kg a menos, com percentual de gordura em 21%, menstruando lindamente (rsrsrs). Pergunta: mesmo que minha hemoglobina glicada esteja em 5,1%, glicemia em jejum em 92 e insulina em 1,9 é importante retirar os laticínios? ou isso não tem nada a ver e eu tô falando uma grande bobagem?

    ResponderExcluir
  125. Dr. pra quem quer emagrecer pode consumir quanto de iogurte integral caseiro por dia? pode todo dia? tem poucos carbos?

    ResponderExcluir
  126. Olá Carla,


    quanto mais tempo fermentando, menos carbs. Se deixar dessorar, menos ainda. Deixe 24h e experimente. Não sei uma medida... mas tome como base algum iogurte natural 'gordo'.

    ResponderExcluir
  127. Mas esse caseiro tem então a mesma quantidade de carbos que um iogurte integral? a vantagem são que tem mais lactobacilos?

    ResponderExcluir
  128. Se deixar fermentando 24h, terá bem menos carbos do que o industrializado, que fermenta por 4 horas.


    Em 29 de agosto de 2014 16:04, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  129. Oi Carla, eu tomo kefir caseiro todos os dias. O kefir é um leite fermentado muito melhor do que o iogurte. Entre nesse site http://www.kefir.50webs.org/ e verifique se existe alguma pessoa que possa doar os grãos pra você.
    Infelizmente eu não posso te enviar uma porção pois eu moro na Europa e os grãos chegariam mortos depois de várias semanas sem alimento (lactose). Boa sorte.

    ResponderExcluir
  130. Olá! Meu nome é Amanda tenho 25 anos , moro no Japão e há 2 semanas iniciei a paleo estou gostando muito e vivo lendo artigos por aqui! Obrigada por compartilhar! Minha dúvida é, depois desse processo posso comer o iorgute a vontade? E se eu n quiser fazer esse processo e comer apenas o iorgute do mercado tem diferença? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  131. Dr., boa tarde!
    Gostaria de saber se leite, mesmo sendo integral, é saudável para o ser humano? Pergunto isso, porque andei fazendo umas pesquisas, e numa delas dizia que nosso corpo não foi criado para tolerar a lactose, principalmente, na fase adulta. Portanto, somente deveríamos consumir o leite materno na fase de amamentação. O que pensa sobre isso?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  132. Melhor comer queijo e iogurte, como recomendando aqui. A lactose foi consumida na fermentação.

    Em 23 de setembro de 2014 14:11, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  133. Obrigada, Dr!

    Em 23 de setembro de 2014 14:16, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  134. Eu era um perfeito idiota e ainda sou pois ainda tenho muitas dúvidas , mas um iogurte conter 28 granas de carbos . Como podem chamar isto de light ? Isso aí é quase a quantidade de uma dieta cetogênica . Mas aqui vai uma pergunta que pode parecer idiota , lá na sua pagina onded o senhor manda comer verduras á vontade , algumas contém uma certa quantidade de carbos e eu gosto de montar aquele prato variado de folhas , o senhor acredita que isso atrapalha numa dieta cetogênica ? E sobre as frutas abacate é livre , tipo um por dia , pois eu como sem medo de ser feliz e as pessoas ficam chocadas .

    ResponderExcluir