segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A CHAVE de tudo - INSULINA

A insulina é conhecida por todos no contole da glicose ("açúcar no sangue"). De fato, a regulação da glicose sanguínea é a tarefa primordial da insulina, e não é para menos: uma glicose muito baixa o deixará em coma, e uma glicose muito alta também! Embora a insulina tenha muitas outras funções, é evidente que, do ponto de vista evolutivo, ser capaz de reduzir rapidamente níveis perigosos e tóxicos de glicose é mais importante para manter o animal vivo do que qualquer outra função. E daí que derivam nossos problemas. Sendo a regulação da glicose sua função principal, o maior estímulo para a produção de insulina é o aumento da glicose no sangue.
As prinicipais funções da insulina são:

  • reduzir o açúcar no sangue, fazendo com que os tecidos transportem a glicose para dentro das células;
  • estocar a gordura nas células adiposas, estimulando a síntese de triglicerídeos;
  • estocar a gordura nas células adiposas estimulando a sua remoção da corrente sanguínea (estimulando enzima LPL dos adipócito);
  • manter a gordura dentro das células adiposas, impedindo a enzima que degrada os triglicerídeos (através da enzima HSL) de funcionar;
  • estimular a transformação de glicose em gordura no fígado, aumentando os triglicerídeos no sangue e seu estoque nas células adiposas;
  • estimular a síntese de colesterol no fígado (através da enzima HMG-CoA sintase);
  • estimular a síntese de glicogênio (a forma como os animais estocam glicose);
  • estimular o uso da da glicose pelas células (estimulando a glicólise por exemplo);
  • inibir a enzima LPL nos músculos, forçando o uso da glicose como combustível ao invés da gordura;
  • reter sódio e água nos rins.

E resumo, as ações da insulina alteram o equilíbrio do tecido adiposo no sentido do acúmulo de gordura, além de outros efeitos relacionados à "síndrome metabólica"  (colesterol, triglicerídeos, hipertensão, diabetes, obesidade, etc - escreverei sobre isso futuramente).
Existem outros hormônios que atuam sobre os adipócitos, mas na vigência insulina elevada, seus efeitos são suprimidos. Assim, para todo os efeitos práticos, regular o tecido adiposo significa regular os níveis de insulina.

76 comentários:

  1. Dr. José querido não sei se aqui seria o melhor tpc para essa pergunta mas eu sempre vejo as pessoas entrarem e saírem da dieta (sendo q o significado literal de dieta é estilo de vida) Atkins, sei q isso é q torna a dieta nociva mas infelizmente as pessoas não se comprometem com esse novo estilo de vida, se corrompem por coisa pouca, tipo é meu aniversário e fizeram um bolo pra mim aff faça seu próprio bolo low carb, marcamos um happy hour no rodízio de pizza, oras vá a churrascaria a rodízio, sabe acho q sempre tem um jeito de manter se fiel ao q se pré dispôs mas enfim, muitas dessas pessoas qdo. voltam não conseguem ter a msm perda, ou seja ficam estacionadas, ou tem se uma perda insignificativa msm na indução com ingestão de apenas 20gr CHO/dia. Gostaria de saber o q ocorre quimicamente no corpo qdo. essa resistência acontece? A solução apresentada por Atkins no livro é o jejum de gordura porém acho q o cardápio apresentado por ele é bem restrito, o sr. indicaria um cardápio? Desde já grata.
    Ps. Se achar q o tpc não é devido e pra não poluir o blog quiseres me responder aqui agradeço: http://cozinhandoematkins.blogspot.com.br/2012/08/super-recomendo-o-blog-do-dr.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O fato é o seguinte: qualquer dieta requer disciplina e persistência para se atingir os objetivos. Eu não estou preocupado com as pessoas que acham insuportável viver sem pão e desistem na primeira tentação. Estou preocupado com aquelas pessoas que seguem à risca as recomendações de passar fome, comer grãos integrais, e não conseguem perder peso - não por falta de disciplina, mas pela ineficácia do plano que estão seguindo.

      Quanto à sua dúvida, há teorias. A que faz mais sentido pra mim é a de que o corpo desenvolve mecanismos para reter a gordura nas "dietas sanfona", reagindo como seria de se esperar no mundo natural em situações de escassez alternada com plenitude - poupar a gordura para os momentos de escassez.

      Para quebrar estes platôs, é necessário persistência - já vi casos de 3 meses de persistência até retomar a perda de peso. Outra coisa que pode ajudar é o jejum intermitente - pular uma (ou duas!) refeições - algo que, incrivelmente, não é muito difícil para quem está ceto-adaptado.

      Por fim, cada um de nós é diferente. Algumas pessoas têm uma perda espetacular de peso em dieta low carb, outras tem uma perda lenta e modesta - mas a esmagadora maioria se beneficia em termos de saúde e bem estar. Alguns perdem peso comendo 150g de carbs, outros com 30g - há que experimentar!

      Excluir
    2. P.S.: legal o seu Blog! Quanto mais blogs, melhor!

      Excluir
  2. Estou adorando todas sua informações, pois estou em reeducação alimentar há algum tempo e agora estou estagnada, não saio do lugar...grata pelas informações.

    ResponderExcluir
  3. desculpa ei entedi sim da dieta entao o leite desnatado posso tomar ou nao as verdura no caso sao todas como abora e etc,, e folhas nao e mesmo

    ResponderExcluir
  4. Se for tomar leite, melhor o integral, porque pelo menos tem gordura. Leite tem lactose e aumenta muito os niveis de insulina no sangue, por isso deve ser evitado.

    ResponderExcluir
  5. muito obrigada comecei hj minha dieta

    ResponderExcluir
  6. "Assim, para todo os efeitos práticos, regular o tecido adiposo significa regular os níveis de insulina." Isso quer dizer que pessoas que precisam tomar doses de insulina tbém alteram o seu peso?

    ResponderExcluir
  7. Sim, exatamente.

    Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from android phone
    Em 07/05/2013 10:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  8. Na verdade, Patrícia Ayres, a Lactose pouquíssimo impacto tem sobre a Insulinemia, na verdade a culpa é dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs que são Leucina, Isoleucina e Valina, sendo que o mais potente é a Leucina), eles são os responsáveis pelo estímulo à liberação de insulina, no grupo dos laticínios...

    ResponderExcluir
  9. É, ambas coisas contam - a glicose da lactose e os aminoácidos da caseína. Mas concordo que, se for pra tomar, que seja com gordura, pois ao menos o gosto é bom e a gordura atenua os efeitos insulinêmicos. Melhor comer queijo.


    Em 17 de maio de 2013 09:00, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Dr. Souto, e quanto ao que dizem: que a insulina ajuda na síntese proteica?

    ResponderExcluir
  11. Legal, muito obrigado por mais este esclarecimento!!

    ResponderExcluir
  12. A ricota feita em casa, atraves da mistura de vinagre ao leite, separa a lactose da mesma forma que ocorre no processo de produção dos queijos de coalho?

    ResponderExcluir
  13. Não sei!
    No queijo, há fermentação, e os lactobacilos consomem boa parte do açúcar. Neste seu caso, há uma fase prévia de fermentação?


    2013/6/30 Disqus

    ResponderExcluir
  14. A fabricação de ricota caseira é simples e rápida, basta adicionar de 3 a 4 colheres de vinagre branco ao leite recém fervido. Alguns minutos depois ele separa o soro e a "massa" pode ser escorrida e se obtem a ricota fresca. Quanto mais tempo escorrendo, mais "dura", firme e consistente ela se torna, mas não sei qual seria a composição nutricional deste alimento.

    ResponderExcluir
  15. Dr Souto, ajude-me. Moro no interior do estado do Pará, em plena região amazonica, onde os poucos nutricionistas de que dispomos tem formação extremamente tradicional, e ai de quem faça algo fora da cartilha. Estou a alguns anos com peso acima de 100kg variando até 105 mas nunca passando disso. Iniciei a Dukan pois foi a primeira dieta low carb de que tive noticia, e me pareceu coerente pq era low carb, mas tbm low fat, coisa que sempre disseram ser a correta. Na primeira fase, perdi 4kg em 5 dias, mas ao passar a consumir legumes parei de emagrecer e comecei a sentir compulsão novamente, que tentava conter consumindo gelatina. Foi então que tive contato com seu blog e uma enxurrada de informações até então desconhecidas. Iniciei o jejum intermitente, já estou na segunda vez, desta vez alcancei 16h e sinto que posso mais, sendo a fome que veio depois para mim parecia mais psicológica que fisica, quase um medo mesmo de estar a tanto tempo sem ingerir nada além de água. Não senti fraqueza, dores de cabeça, nada. Mas o peso não diminuiu nem uma grama!
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  16. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    Em 1 de julho de 2013 11:47, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  17. https://www.facebook.com/groups/146941988810908/

    ResponderExcluir
  18. Dr. Souto, tenho hipoglicemia e toda a minha família por parte de pai é diabética (e teve hipoglicemia antes de ter diabetes). Como proceder com a dieta? Tenho medo de ter uma crise, pq todos os médicos dizem que tenho que comer carboidratos (integrais ou complexos). Mas gostaria muito de iniciar a dieta paleo sem medo de ter uma crise. Posso fazer normalmente?

    ResponderExcluir
  19. Uma dieta low carb é a cura da hipoglicemia. A hipoglicemia só acontece com quem come carboidratos. A glicemia sobe, a insulina sobe em seguida, e então vem a hipoglicemia reativa. Se você não fizer sua insulina subir, não terá hipoglicemia. Com insulina baixa, o fígado mantém a produção de glicose constante, sem altos e baixos.
    Em 08/07/2013 01:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  20. Gente ainda estou muito confusa,estou no inicio da LOw-CARB e o quie sei por enquanto e sobre o trigo e o açúcar,mas estive pesquisando e algumas receitas que levam farelo de aveia, creme de leite, queijo mussarela leite queria saber sobre esse alimentos se eles realmente pode ser adicionado a uma Dieta low carb .Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  21. Janaina, melhor cortar os farelos inclusive aveia. Creme de leite Nestlê de lata, queijos gordos, ok!

    ResponderExcluir
  22. obrigado patrícia!

    ResponderExcluir
  23. Dr Souto, parabéns pelas matérias esclarecedoras de seu blog e pela sua disposição...

    Sei que o senhor não vai concordar, mas preciso esclarecer uma dúvida... estou seguindo a dieta há uns meses... e fazendo musculação há 1 ano e meio... penso em daqui 2 meses fazer um ciclo com anabolizante (winstrol)... poderia afetar o efeito da dieta? A insulina subiria mesmo sem consumir carboidratos?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Dr Souto, estou tentando tirar trigo e derivados da minha alimentação, mas o arroz e o cafe com açucar estou tendo dificuldade, ate que ponto isso prejudica minha dieta?

    ResponderExcluir
  25. Olá Jackeline.

    O que buscamos na LCHF/páleo é evitar os picos de insulina no sangue. Arroz e açúcar causam aumenta da glicemia que é seguido de um aumento de insulina, que é seguido e uma diminuição da glicemia. Glicemia caindo = FOME!
    Por isso evitamos tudo o que pode aumentar a glicemia. Um dos motivos da ausência de fome LCHF/páleo é porque o açúcar no sangue fica estável. Esse sobe e desce dos índices glicêmicos é que provocam fome o tempo todo.
    Dito isso é importante VOCÊ entender se o tanto que vc consome de açúcar e arroz vai te atrapalhar. No meu caso atrapalham muito!
    Copio aqui um comentário do Dr. Souto: "Seres humanos saudáveis que nunca foram obesos e nunca tiveram síndrome metabólica ou resistência à insulina são evolutivamente adaptados ao consumo de carboidratos QUE EXISTEM NA NATUREZA, nas quantidades moderadas em que estão naturalmente disponíveis. E estou me referindo a comida de verdade, pois não há árvores de pão, nem arbustos de biscoitos recheados nas pradarias.

    É uma situação completamente diferente de pessoas que desenvolveram doenças crônicas caracterizadas pela intolerância aos carboidratos após décadas de abuso. Para estas pessoas, a exposição a pequenas quantidades, mesmo daquelas fontes naturais que não prejudicariam uma pessoa normal (frutas, arroz, batata doce), são mal toleradas. Estas pessoas estão permanentemente prejudicadas na sua capacidade de tolerar carboidratos, mesmo em pequenas quantidades.

    E há casos intermediários. Pessoas que estavam a caminho da obesidade, mas que ainda tinham uma reserva pancreática adequada e uma característica genética tal que permite que as mesmas, após a retirada do açúcar e dos farináceos, percam peso, regularizem a resistência à insulina e a síndrome metabólica e voltem a um estado de plena saúde. Estas pessoas poderão tolerar perfeitamente bem carboidratos naturais tais como arroz, batata doce, frutas, etc.
    Somos diferentes. A chave é a auto-experimentação."

    ResponderExcluir
  26. obrigada pela atenção e pela resposta Patricia Ayres.

    ResponderExcluir
  27. Dr Souto, essa dieta é recomendada para pessoas que têm esteatose hepática? Existe algum risco???

    ResponderExcluir
  28. O risco, para quem tem esteatose, seria NÃO fazer a dieta.
    Em 18/07/2013 16:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  29. Eduardo Rasche da Motta30 de julho de 2013 04:03

    Na verdade são os aminoácidos valina, leucina, lisina e isoleucina os responsáveis pelo efeito insulinogênico, que atinge o pico ao se consumir soro de leite coalhado, o popular whey protein.

    ResponderExcluir
  30. Eduardo Rasche da Motta30 de julho de 2013 04:12

    Entra em cena outro hormônio:
    http://wholehealthsource.blogspot.ca/2013/07/the-genetics-of-obesity-part-ii.html#more

    E eu que achava que pedalar, correr e caminhar fossem maneiras de se ir de um lugar ao outro. Mas virou um evento lucrativo nestes lados de Greenwich. Talvez explique o paradoxo asiático.
    Saudações minimalistas.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  31. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/para-alem-da-insulina.html
    É complicado (como sempre)..: http://caloriesproper.com/?p=3359

    Por fim, sobre genética e obesidade, sempre é bom ponderar sobre o que o Dr Cleave já dizia na primeira metade do século passado: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/03/thomas-l-cleave-md-e-sacarina.html Em 30/07/2013 04:12, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Dr.! Tenho percebido que quando fico em jejum, quando a fome chega, percebo que minha temperatura começa a se elevar, seguido de inquietude, durando este sintoma aproximadamente 15 min, logo após, o sentimento de fome é cessado, demorando a voltar. Seria isto, um processo de ação termogênica, para utilização de fonte reserva de energia?

    ResponderExcluir
  33. Pode ser, não posso afirmar.
    Em 11/08/2013 12:19, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  34. Acha que devemos evitar os suplementos como whey protein?

    ResponderExcluir
  35. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/whey.html
    Em 18/08/2013 02:46, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  36. Olá Doutor. Vinha fazendo low carb há alguns meses e comecei a ter crises de pânico. O mundo ficava diferente, parecia que eu estava vivendo um sonho e me dava crises de choro, sensação de morte, etc. O pessoal falava que o meu cérebro sentia falta da glicose. Após pesquisar no seu site, vi que isso não era verdade. As crises ficaram mais constantes e o psiquiatra pediu exames. No meu Eletroencefalograma constou ritmo globalmente deprimido por atividade de baixa voltagem e registro ocasional de ondas lentas de baixa voltagem em f7 t3. Não sei bem o que é isso, ainda não voltei no médico, mas isso pode ser causado pela cetose? Eu não contei para o psiquiatra sobre minha alimentação. Ocorre que há umas semanas eu tive uma crise forte de dor de cabeça que eu nunca tive igual, minha pressão foi pra 16x12 e eu nunca tive pressão alta, o corpo amortecendo de um lado da cabeça aos pés. Durou 10 dias melhorando e piorando. Aí eu acabei cedendo e voltando a comer de tudo. Estou melhor, mas queria ver se é viável manter uma dieta sem açúcar, comendo de carbos batata doce, abobrinha, cenoura e acrescentando algumas frutas como abacate, coco e as castanhas que além de ter carbo tem gordura boa. Pensei assim: Se em cetose comemos 10% de carbos, significa que uma pessoa normal come, em média, 300g por dia, logo se eu comer até uns 180g. de carbos nesses carbos bons meu corpo ainda sim vai ter déficit de 120g e vai usá-lo pra gerar energia na gordura que eu vou comer nos abacates, nas castanhas, ou até do contra filé do almoço. O senhor acha que essa minha teoria está errada? Entendo que a minha insulina até elevaria, mas se manteria bem mais baixa que uma pessoa normal e se que essa gordura que eu como além não faria mal porque seria usada pra gerar energia.
    Ficaria grato se o senhor me desse uma luz. Obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Ignoro qualquer associação entre low carb e pânico. Aliás, uma dieta cetogênica é terapêutica em várias condição cerebrais e psiquiátricas (epilepsia, enxaqueca, depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia). Dito isso, uma dieta páleo não precisa ser muito low carb (muito menos cetogênica). E o importante é você sentir-se bem. E o raciocínio está perfeito: qualquer coisa até 150g de carbs ao dia é low carb. O importante é que a fonte deles seja páleo, como você muito bem citou.

    Assim, você está completamente no caminho certo.


    Em 26 de agosto de 2013 16:44, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  38. Obrigado doutor...outra associação que fiz é que usei termogênicos por mais de 1 ano e cada vez aumentando a quantidade pq não fazia mais efeito... comecei com 50 mg e parei no fim do ano com 620 mg.... pode ser uma reação que tenha se manifestado, por coincidência, no momento da low carb. De toda a forma, vou prosseguir dessa maneira e dou notícias pra quem estiver lendo e tiver curiosidade em fazer uma low carb sem estar em cetose (não aguentava mais aquele gosto horrível na boca da cetose hehehe). Muito obrigado, Doutor Souto, seu blog realmente é muito bom.

    ResponderExcluir
  39. Ganha peso SIM. Especialmente se fizer a dieta high carb preconizada, o que obriga a usar muita insulina.


    2013/9/16 Disqus

    ResponderExcluir
  40. Mariah Linda Longo5 de outubro de 2013 21:19

    Dr, tenho dúvidas quanto a dieta paleo em pacientes com gota. Sei que essa patologia vem por conta da interação do corpo com a insulina elevada. Mas o sr tem mais algum artigo escrito sobre isso, especificamente? Ainda não me sinto segura ao prescrevê-la a pacientes nessa situação. Grata

    ResponderExcluir
  41. http://ard.bmj.com/content/59/7/539.full

    Neste estudo: MAIS proteína, mais gordura monoinsaturada e menos carboidratos = menos gota


    Em 5 de outubro de 2013 21:19, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  42. http://www.fourhourworkweek.com/blog/2009/10/05/gout/


    Em 5 de outubro de 2013 21:19, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  43. então Dr não pode comer queijo de especie nenhuma?

    ResponderExcluir
  44. Dr me explica esse jejum? serve p que?

    ResponderExcluir
  45. Eu como todos os queijos, em geral mais de um tipo, todos os dias.


    2013/10/21 Disqus

    ResponderExcluir
  46. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html


    2013/10/21 Disqus

    ResponderExcluir
  47. Nunca ouvi falar nessa coisa. pesquisei na internet e, pelo que vi, nem é absorvido direto (não tem valor nutricional). Portanto, deve ter gosto de papelão (imagino). Por que não pega esse delicioso molho e joga em cima de um camarão? Pelo menos é nutritivo, gostoso, low carb e páleo.


    2013/12/13 Disqus

    ResponderExcluir
  48. Camarão é barata do mar...kkkkkk Ugh! Vou fazer um strogonoff mesmo, obrigada...kkkk
    E você já comeu papelão?Brincadeira....rs!Vou experimentar este macarrão e te contar oque achei, não deve ter gosto na verdade...rs!

    ResponderExcluir
  49. E quem disse que baratas não são páleo?

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/12/2013 10:03, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  50. Pode ser, mas prefiro bem distante dos meus olhos e mais ainda da minha boca..kkkkk !!

    ResponderExcluir
  51. Patricia, preciso e uma orientação/ dicas sobre perda de peso / alimentação saudavel, e vc parece saber me orientar.podemos falar por email? O meu fla.tteixeira@gmail.com muitiiiiiiiiissimo obrigada flavia

    ResponderExcluir
  52. Flávia, entre no grupo do face. Estou por lá! ;)
    https://www.facebook.com/groups/dietapaleolowcarbhighfat/

    ResponderExcluir
  53. Olá Dr! Tenho uma duvida. Li em algum lugar que quando estamos em cetose ou ingerindo muito pouco carboidrato o nosso organismo não consegue armazenar a gordura que ingerimos. A explicação que li é que para "quebrar" a gordura, é preciso de glicose. Pois é através da glicólise que o acido piruvico/piruvato é produzido e que este é necessário para que o ciclo de KREBS seja iniciado, a gordura metabolizada e que produção de ATP aconteça. Isso procede??? Sei que a insulina ajuda na transformação dos carboidratos em gordura... MAs e o metabolismo da gordura? A minha duvida ocorre pq muitas pessoas em dieta cetogenica comem muitaaa gordura e nao engordam... e queria entender bioquimicamente o pq disso... afinal, nesse dieta, calorias não são tao importantes, certo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  54. Não é bem assim... existe outras rotas para armazenar gordura sem insulina - pesquise ASP (acylation stimulating protein).

    Os intermediários do ciclo de Krebs podem ser sintetizados a partir de glicose oriunda da gliconeogênese e de aminoácidos. Mas são mecanismos ineficientes do ponto de vista energético (o q é bom, montes de calorias dissipadas como calor)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 06/01/2014 10:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  55. Claro!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/02/2014 20:56, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  56. Boa noite pessoal!
    Caro Dr. Souto!
    Sou atleta e utilizo Whey
    protein logo após os treinos (corrida/musculação intercalados). Existe
    uma recomendação de utilizar uma dose de um carboidrato de rápida
    absorção antes de consumir o whey. Uso a dextrose - uma colher de sopa
    diluída em água.
    Este procedimento é correto ou devo eliminar este carboidrato da minha dieta?


    Obrigado por toda informação compartilhada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  57. Parece que nem pra isso os carboidratos são essenciais: https://drive.google.com/file/d/0BwtrwUCsRkDDWXUzZWo4RGNoTHJJTW1FN3E5c09fSWdidkpr/edit?usp=sharing

    Em 27 de fevereiro de 2014 22:09, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  58. O Sr. viu a reportagem de hoje no bom dia Brasil?
    Uma relação enorme de whey com conteúdo adulterado: menos proteína, mais carboidrato (quase 1000% além do informado), além de substituírem proteína do soro do leite por outras de menor valor biológico, como a da soja. Começo a criar uma convicção: tratar a indústria alimentícia como uma inimiga ardilosa.
    Obrigado pelo material. Analisarei com tempo.
    Abraço!
    Alexandre.


    Em 28 de fevereiro de 2014 10:16, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  59. Suplemento bom = bife, ovo, etc

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/02/2014 15:56, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  60. Depois da reportagem estou pensando em mandar analisar o meu whey e, se apresentar irregularidades, denunciar na Delegacia do Consumidor, ter o meu dinheiro de volta e abandonar os suplementos.

    Abraço!


    Em 28 de fevereiro de 2014 16:09, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  61. Incrível não é mesmo?

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/02/2014 20:01, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  62. Alexandre,

    Tome o Whey Protein da Optimum Nutrition. Ele já passou por diversos testes internacionais de qualidade, foi aprovado em todos e foi recomendado pelo meu instrutor que é Fisioculturista profissional da IFBB. Infelizmente até em suplementos os fabricantes menores e alguns grandes criam números irreais.

    Também o valor do Whey é o primeiro divisor de qualidade. Nunca um Whey de R$ 60 terá o valor biológico e qualidade de um de R$ 200. Nesse caso a economia sai caro.

    Falo isso porque fui enganado por rótulos por muitos anos. Consultei um especialista em nutrição esportiva e me deparei com a realidade.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  63. Caro Caio Rodrigues,
    O whey q comprei não estava na lista do adulterados, mas pretendo enviá-lo para análise mesmo assim. Se não apresenter discrepâncias, ok. De outra forma, tomarei providências...
    Ouço falar bem do whey da Optimum Nutrition. Se os nacionais não honrarem com o q está discriminado na composição do produto, a saída será buscar qualidade em marcas estrangeiras, ou abandonar os suplementos.
    Obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  64. Olá preciso de ajuda urgente , seguinte : eu sou fã de comidas gostosas de doces e salgados de pão e de leite , sempre fui magra mas agora com 23 anos cheguei a pesar 80 kgs com 1,60 altura emgordei em 2 anos pois passei a comer pizzas e fast food quase todo dia , bom comecei a dieta low carb e segui certinha por 13 dias perdi 3 kgs no 14 fui ao cinema comi pipoca e um chocolate era um domingo na terça eu me pesei e tinha engordado 1 kg voltei a dieta e fiz certinha por mais 1 semana e emagreci 1 kg , na outra semana segui com a dieta e não emagreci mais nada , Olá preciso de ajuda urgente , seguinte : eu sou fã de comidas gostosas de doces e salgados de pão e de leite , sempre fui magra mas agora com 23 anos cheguei a pesar 80 kgs com 1,60 altura emgordei em 2 anos pois passei a comer pizzas e fast food quase todo dia , bom comecei a dieta low carb e segui certinha por 13 dias perdi 3 kgs no 14 fui ao cinema comi pipoca e um chocolate era um domingo na terça eu me pesei e tinha engordado 1 kg voltei a dieta e fiz certinha por mais 1 semana e emagreci 1 kg , na outra semana segui com a dieta e não emagreci mais nada , dai cai em tentação e sai de novo por um dia da dieta , não engordei voltei pra dieta tem 1 semana e meia mais uma vez e não emagreci mais nada ,mantive o peso , 10 dias em indução não era para perder alguma coisa ? Estou desanimando ...

    ResponderExcluir
  65. Olá Gabriela,

    vc não engordou 1kg, isso é glicogênio e água. Essas variações de peso são normais. Tem muito pouco tempo de paleo/LCHF, tenha calma. E pode ser que sua perda de peso, como na maioria das pessoas, seja bem lenta.

    Sobre indução: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html

    Leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/01/sobre-galgos-e-bassets.html

    ResponderExcluir
  66. Difícil ficar numa dieta que não se vê resultado , quando o peso vai baixando blza agente matem o foco , no caso da perda de peso ser lenta quanto tempo para o peso baixar ? Alguma coisa para ajudar ? Se a pessoa sai um dia da semana dessa restrição de carb volta a cetose normalmente em 3 dias ? Obrigada por dedicar seu tempo em me ajudar Patrícia!!

    ResponderExcluir
  67. Outra dúvida , podemos tomar termogenico nesta dieta para fazer o aeróbio ?

    ResponderExcluir
  68. Termogênico?? Pra que?

    ResponderExcluir
  69. Dieta cetogênica é uma coisa. Paleo/LCHF é outra. Não é preciso estar em cetose para emagrecer. Todos os dias entramos em cetose quando, de manhã em jejum.
    Gabriela, e se não fizer Paleo/LCHF vai fazer o que? Voltar pra RA, morrer de fome, desregular hormônios, perder saúde? Não tem como dizer quanto tempo vai demorar ou não. Mas sei que não adianta ter pressa e ficar ansiosa, stress tbm não deixa emagrecer. Leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html

    ResponderExcluir
  70. Sobre exercícios físicos: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-o-exercicio-fisico-tambem-nao.html

    ResponderExcluir
  71. Amelia Schwarzeluhr16 de abril de 2014 09:34

    Ainda bem! Adoro queijo!

    ResponderExcluir
  72. Amelia Schwarzeluhr16 de abril de 2014 09:35

    Eu também!!!!!!

    ResponderExcluir
  73. Amelia Schwarzeluhr16 de abril de 2014 09:43

    Boa!!!! Mas só se forem orgânicas!

    ResponderExcluir