segunda-feira, 21 de abril de 2014

Livro A Dieta Da Mente (Grain Brain, traduzido)

Foi com grande alegria que fiquei sabendo que o livro Grain Brain, do neurologista David Perlmutter, foi traduzido para o português e já está disponível nas livrarias com o título A Dieta Da Mente:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7340030

A sinopse do livro já dá o tom:

"Prepare-se para descobrir a verdade sobre os efeitos do trigo, do açúcar e dos carboidratos sobre o seu cérebro. Em "A Dieta da Mente", David Perlmutter apresenta uma descoberta que há muito tempo tem sido escondida pela literatura médica: os carboidratos podem destruir seu cérebro. Até mesmo aqueles considerados “saudáveis”, como os grãos integrais, podem causar demência, déficit de atenção, epilepsia, ansiedade, enxaquecas, depressão, redução da libido e muito mais. Inovador e oportuno, "A Dieta da Mente" mostra que o destino do seu cérebro não está na sua genética. Está naquilo que você come. Misturando pesquisas de ponta e histórias reais de transformação, David Perlmutter explica por que uma dieta rica em “gorduras boas” é ideal para o corpo e poderá fazê-lo emagrecer sem voltar a engordar. O revolucionário programa de quatro semanas proposto neste livro aponta o caminho para se manter o cérebro saudável, vibrante e aguçado — sem medicamentos. Com recomendações fáceis de seguir, receitas deliciosas e metas semanais, o plano de ação de Perlmutter prova que você pode assumir o controle de seus genes, recuperar o bem-estar e manter a saúde e a vitalidade por toda a vida."

O Dr. Permutter é um neurologista clínico da Flórida, e seu nome já havia sido citado aqui no blog em uma matéria sobre grãos, carboidratos e Alzheimer.

O livro é forte na parte científica, e é repleto de referências bibliográficas. Se você conhece alguém que sofre de problemas neurológicos (principalmente Alzheimer e demências em geral) e, principalmente, se você quer minimizar a chance de vir a sofrê-los no futuro, não deixe de ler.

Como não canso de dizer, a língua portuguesa é um deserto editorial. Felizmente, juntamente com os livros Barriga de Trigo e A Dieta de Nossos Ancestrais, temos agora a Dieta da Mente como mais um pequeno oásis em meio à aridez das opções disponíveis em nosso idioma.

Não deixe de comprar!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Documentário THE PERFECT HUMAN DIET - legendado

Graças ao trabalho exaustivo do colaborador Luiz S., segue o link para o EXCELENTE documentário In Search of the The Perfect Human Diet (Em busca da dieta humana perfeita)





sábado, 12 de abril de 2014

Mais videocasts

Fim de semana chegou, e você quer ocupar algumas horas com vídeos?

Segue compilação feita pela Patrícia Ayres:


Do emagrecerdevez.com










Do Mojo Já:

Dr. Souto: A dieta paleolítica, por que seus bisavôs não eram gordinhos, por que você engorda mesmo seguindo "orientações” de emagrecimento e como se basear na evolução para viver melhor


Polyana Rossi, como se tornar um queimador de gordura, como acabar com a “farra da insulina” e por que você até poderia atirar sua balança pela janela


Felipe Piacesi, porque correr na zona de queima de gordura não emagrece, como ganhar músculos e transformar seu corpo de um Uno Mille para um Camaro



Mariana Montezzana, como emagrecer 30kg em um ano sem passar fome e sem fazer exercício, como estourar a bolha do conforto, ter uma vida minimalista e viver do que gosta


Glauber Silva do blog Obeso Emagrece explica porque a culpa não é do gordo, como emagrecer sem abrir mão da cervejinha e como lidar com a pressão "social" dos amigos e familiares


Dr. Souto: Glúten, esse desconhecido. Será que gluten-free é um exagero? A doença celíaca, os intolerantes e onde você entra nessa história toda!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Relato de caso - perda de peso e melhora da saúde

Os resultados individuais variam, é claro. E, obviamente, quando eu posto alguma história de sucesso, ela tem um intuito motivacional. Dito isso, é em casos assim que penso quando alguém diz "mas como eu vou viver sem pão??". A resposta depende do que você ganha em troca.


Eis os relato da Rosane: 
Há pouco mais de 1 ano mudei minha alimentação. Isso não foi uma dieta... Foi um estilo de vida adotado por mim. Um modo de viver saudável, sem a ingestão de carboidratos e açúcares, e a consequência passa por emagrecimento e disposição... Hoje em dia, quando como trigo ou açúcar, sinto dores abdominais... Sabe por quê? Porque estou desintoxicada, daí uma pequena porção desse lixo me faz mal... Foi umas melhores decisões que tomei. Eu sentia falta de ar, sintomas de fibromialgia (clique aqui para saber porque a fibromialgia pode melhorar), pouca disposição, fome a cada 2 h, gases, prisão de ventre e estava bem acima do peso. 16k foram embora sem nenhum esforço, somente com o corte de açúcar e trigo. Como comida de verdade, e só sinto fome nas horas certas, pois uma alimentação baixo carboidrato tira a fome. A minha dieta? Low carb!
O conceito de que "comer gorduras engorda e faz mal" já está caindo por terra... (clique aqui, aqui e aqui) Tudo começou com pesquisas mal feitas, há mais de 50 anos, e subsiste até hoje. Muitos médicos já estão dando o braço a torcer de que isso foi um engano! Nosso corpo foi projetado para isso. Mas o nosso corpo não foi projetado para comer esse trigo geneticamente modificado de hoje em dia. Assim como o leite, que de tão "hormonizado" e pasteurizado, já não possui propriedade nenhuma (e sendo um dos vilões das dores e asma...).

As fotos falam por si:



segunda-feira, 31 de março de 2014

Novo blog - Paleo Odisseia - e PESQUISA sobre o perfil dos seguidores Páleo / Low Carb

Um novo blog, de um frequente colaborador, Arthur Gumz:


O Arthur legendou alguns vídeos sensacionais com Jeff Volek e Stephen Phinney (os mais proeminentes cientistas do mundo low carb) - não deixe de assistir.

**** XXX ****

Outro grande colaborador, Hilton Sousa (www.paleodiario.com), me pediu para divulgar sua interessante pesquisa sobre o perfil dos seguidores do estilo de vida páleo / low-carb. Quanto mais pessoas participarem, mais representativa a pesquisa será. Participe, leva apenas alguns minutos!

http://www.paleodiario.com/p/dados-atualizados-semanalmente-ultima.html

domingo, 30 de março de 2014

Reportagem revista L’Officiel Brasil

Sei que março já está acabando, mas na edição deste mês da revista L’Officiel Brasil saiu excelente matéria sobre LCHF (Low Carb, High Fat) com entrevista minha e da Bruna do Primal Brasil (http://primalbrasil.com.br/), além da Raquel Zucchi - grande divulgadora no Instagram, e da nutricionista Alice Dalpicolli Rodrigues, seguidora aqui do blog. Trata-se de uma revista feminina, muito voltada para moda - o fato é que a reportagem ficou excelente.

Segue a íntegra - e a revista ainda está nas bancas -> sugiro comprar para mostrar para os parentes e vizinhos (e para agradecer à jornalista Giuliana Mesquita pelo trabalho bem feito).

O PDF pode ser baixado clicando aqui:


Texto da reportagem:

Bacon em uma dieta? Sim, isso existe e a gente foi investigar a fundo como funciona a LCHF, sigla para Low Carb, High Fat(pouco carboidrato, muita gordura). A dieta, ou estilo de vida, como as adeptas estão acostumadas a chamar, veio pararevolucionar. A idéia é comer bastante gordura para emagrecer. Sim, gordura. Mas, vamos por partes.

HIGH LOW
A dieta LCHF consiste em diminuir drasticamente o consumo de carboidratos e aumentar o consumo de gordura. Comece tirando o trigo da sua alimentação - você vai ver que você vai se sentirmuito mais disposta, depois retire os grãos e o açúcar. Seu consumo diário de carboidratos não deve passar de 70 g sevocê quer emagrecer. Mas não adianta fazer uma dieta pobre em carboidratos e pobre em gorduras, isso vai fazer comque você se sinta fraca. Tem que ingerir gordura.“Ao contrário do que se imagina, não se trata de uma dieta de proteína; a quantidade de proteínas é adequada e normal. Se comemos poucos carboidratos, e comemos proteínas em quantidade normal, de onde virão as calorias para completar a necessidade diária? Das gorduras boas e naturais, presentes nos alimentos. Por isso low carb, high fat”, explica José Souto, médico, autor do maior blog brasileiro sobre LCHF (com mais de 2 milhões de acessos) o lowcarb-paleo.blogspot.com.

Mas, é claro, não pode ser qualquer gordura. Não vai adiantar sair comendo fritura e gordura trans. A gordura da suaalimentação deve vir de ovos, castanhas, manteiga (não margarina), azeite extra-virgem, óleo de coco, leite de coco,abacate. “Sua glicose sanguínea é elevada quando você come carboidratos. Quando ela abaixa, seu corpo pede mais. Em uma dieta de baixo carboidrato, seus níveis de glicose sanguínea são estáveis”, explica Bruna Machado, dona do primeiro blog sobre o assunto no país, o Primal Brasil, e que já segue esse modelo há quatro anos.

DE VERDADE
Outro ponto importante dessa dieta é que você deve excluir alimentos ruins da sua vida. Refrigerantes, salgadinhos, queijos processados e produtos light/diet. É importante consumir alimentos de verdade, sem rótulo. É claro que não dá para excluir os alimentos processados para sempre da sua vida, mas é importante priorizar carnes, ovos, verduras, vegetais.“Coma como a humanidade sempre comeu antes da epidemia de obesidade, antes que as pessoas passassem a ter medo da gordura e começassem a comer um monte de carboidratos em seu lugar _a coisa mais desastrosa que a saúde pública já viu”, esclarece Dr. Souto. “A dieta disponibiliza todos os nutrientes essenciais que qualquer ser humano necessita porque há grande e variado consumo de vegetais, carnes de todos os tipos e ovos. Os carboidratos não são nutrientes essenciais”, explica a nutricionista Alice Dalpicolli Rodrigues, que nada contra a corrente atual dos profissionais da sua área. “Até pouco tempo atrás eu também seguia a mesma linha da grande maioria dos profissionais. Mas me dei conta de que tinha algo errado nas estatísticas das últimas décadas que relacionam saúde e nutrição. Fui buscar compreender o porquê do grande aumento de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares em uma era em que praticamente não se consome gordura e prioriza-se alimentos pouco calóricos, diet e light, farinhas e grãos integrais. Então mudei totalmente minha conduta”, explica a nutricionista.

PARA COMEÇAR
Se você se interessou por essa dieta, é fácil, fácil começar. Só não pode ter medo das gorduras. Elas devem ocupar 70% do seu consumo diário. Se você deixar de consumi-las, vai se sentir fraca e sem energia. “Quando for ao supermercado, prefira os legumes, carnes, derivados do leite (não o leite em si)”, ensina Bruna. “Dá para fazer várias receitas com esses ingredientes que matam a vontade de comer as coisas proibidas.” Raquel Zucchi, dona do Instagram @raqueleatsfat _um dos mais legais de seguir se você quer fazer essa dieta_, também dá a dica: “Para saber se a LCHF pode ser uma boa pra você: você come o que acha certo (pães integrais, cereais, muitas frutas), mas sente fome a cada três horas ou menos; sente vontade louca e incontrolável por doces, pães e outras besteiras; não aguenta mais comer frango feito na água e sem sal; detesta ter que comer barrinhas de cereal sem gosto, mas come porque já está com o estômago roncando mesmo tendo comido bastante no almoço.” Se identificou? Então você provavelmente vai se sentir mais saciada com essa dieta. Ou seja, não vai precisar fazer lanchinhos, contar os minutos para próxima refeição. É libertador. “Imagine você comendo um peito de frango bem sequinho e salada de alface no almoço. Isso seria low carb e low fat (dieta Dukan). Às 15h da tarde você estaria morto de fome! Agora imagine-se comendo dois bifes acebolados com um ovo em cada um, acompanhado de vegetais na manteiga, e seguido de morangos com nata como sobremesa. Primeiro: é delicioso. Segundo, você não vai pensar em comida até a hora do jantar”, exemplifica o Dr. José Souto.

“BACONTENTE”
Uma das coisas que mais atrai as pessoas a experimentar a LCHF é o fato de que o consumo de bacon é liberado. Sim, senhora. A gordura da carne é uma das “gorduras boas” e pode ser consumida à vontade. É claro, assim como a gente explicou, é melhor dar uma olhada no rótulo de produto: se contiver vários ingredientes que você não sabe nem pronunciar o nome, evite. Se o bacon for curado apenas no sal e um pouquinho de açúcar, está liberado.“Você pode comer bacon quase que à vontade. A melhor parte do hambúrguer, que é a carne, queijo e o bacon, você pode comer. Você não passa vontade, são comidas muito saborosas”, defende Bruna Machado. E é verdade. Nada de ficar passando vontade quando seus amigos estão num churrasco: a maioria das coisas é liberada pra você. Isso quer dizer que você nunca mais vai poder comer um pãozinho ou tomar uma cerveja na vida? Claro que não. Existe um método chamado 85:15 que sugere que se durante 15% do seu tempo você sair da dieta, não tem problema. Isso, por semana, dá três refeições. “A ideia da dieta não é, de maneira nenhuma, viver nela 100% do tempo. Até porque assim seria uma prisão. Alimentando-se no modelo da dieta a maior parte do tempo e se permitindo poucas refeições fora da dieta, já obterá ótimos benefícios”, explica a nutricionista Alice. É claro que, depois de excluir alguns alimentos da sua rotina, eles começam a te fazer muito mal. “Eu pessoalmente quando faço refeições que têm ingredientes fora do que costumo comer, prefiro que não envolvam trigo (nunca tive problemas com ele, mas hoje quando consumo me faz mal). Mas cada organismo reage diferente”, conta Raquel Zucchi.
 
ESCOLHAS
Se você quer começar a LCHF, priorize as carnes orgânicas. Isso porque o gado que se alimenta de pasto, não de grãos, tem uma qualidade melhor de gordura. “Mas, se não tiver como, você já vai estar muito melhor que muita gente”, brinca Bruna. A mesma coisa dos ovos: prefira os caipiras, que vêm de galinhas que são criadas soltas. Mas, e quem come fora todo dia? “É um risco, mas é minha vida. Eu tento buscar as melhores opções. Carnes que são sejam feitas com molho, prefiro as grelhadas. Nos restaurantes sempre tem salada, legumes. É muito fácil”, ensina Bruna, que emagreceu 6,5 kg desde que começou a dieta, quatro anos atrás. Bruna também ensinou a gente que o ideal é se focar nas duas primeiras semanas da LCHF para que o corpo comece a entender que a gordura agora é sua fonte principal de energia. Assim que virar essa chave, você vai começar a perder peso e as gorduras localizadas vão sumir, já que o corpo não diferencia sua gordura e aquela que você está consumindo. Então a dica é: siga o modelo por duas ou três semanas sem sair da linha. “Basta cortar os carboidratos e perder o medo das gorduras”, finaliza Dr. Souto.